Prato de percussão

Prato de percussão ou prato de choque é um dos itens que compõem o conjunto de equipamento da bateria. É classificado como um instrumento idiofônico, já que o som é produzido com a vibração dos pratos. 

São produzidos a partir de uma liga de metal, geralmente produzida com latão, bronze, ouro ou prata. A percussão é realizada por meio do choque entre o instrumento com as baquetas ou através do impacto de um prato contra o outro.

Além do prato de bateria, os músicos utilizam os pratos em diversos gêneros musicais como na marchinha e no frevo. Você sabia que, por isso, existem diversos tipos de pratos com diferentes formatos de timbre e ressonâncias? Vamos conhecer cada modelo. 

Prato de percussão Crash 

É um prato de ataque maior do que 13, geralmente as medidas mais utilizadas nos crashes vão de 14’’ a 19’’, porém podem ir até o 21’’.

Por apresentar um som mais explosivo e prolongado, o prato Zeus é usado para acentuações nos inícios da melodia e em finais de compassos para elevar o volume da canção.  

Prato de percussão Splash

O prato Splash é um instrumento de efeito derivado do modelo crash, tem um volume menor e uma acentuação leve. 

Alguns músicos sentiam a necessidade de ter uma melodia de pratos com menos volume e mais ataque, por isso foi desenvolvido o modo splash.

Prato de percussão Ride

Popularmente conhecido como prato de condução é usado nas marcações do compasso das músicas. É um modelo de prato para bateria que conduz o groove, ou seja, o instrumento é capaz de interligar as melodias de diversos outros equipamentos da canção. 

Os tamanhos do Ride mais comuns estão entre 18’’ e 22’’, é possível explorar diversas partes do prato para produzir diferentes resultados sonoros. Ainda tem o crash-ride que são os instrumentos de características entre um e outro, possibilitando que seu uso seja tanto para condução quanto para ataque. 

Prato de percussão Hi-Hat

É o prato utilizado para a condução da música, o som é reproduzido com um pedal acionado ou tocado com a ajuda da baqueta. 

É o modelo ideal para usar em ritmos mais modernos, por conta do som mais bem definido e a sustentação do volume mais curto. 

Prato de percussão China

É um modelo utilizado para fazer efeitos de destaque em determinadas ocasiões, pois possui um timbre com predominância de som no médio agudo. 

É simples de identificar se é um prato china, basta observar se a borda é levemente recurvada para o exterior. 

Temos as melhores opções de pagamento para você garantir o prato de percussão, caixa de repique e pele Lp, com segurança e praticidade.

LER MAIS
Pagamento
  • Boleto - Yapay
  • Cartão Visa - Yapay
  • Cartão MasterCard - Yapay
  • Cartão Diners - Yapay
  • Cartão Amex - Yapay
  • Cartão Elo - Yapay
  • Cartão Hipercard - Yapay
  • Cartão Hiper - Yapay
Segurança

Audiotech Comercial Ltda 16.937.444/0001-98 | Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via Internet. Ofertas válidas até o término de nossos estoques para a Internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados. As fotos dos produtos exibidos em nosso site são meramente ilustrativas CEP: 19015-240 – Presidente Prudente - SP - Telefone Fixo 18 3222 7899 - contato@audiotechmusic.com.br