Contrabaixo

O contrabaixo acústico é um dos maiores e mais graves instrumentos da família das cordas friccionadas. 

O contrabaixo é um equipamento que possui uma idade mínima para aprendizagem. O ideal é que ocorra a partir dos 12 anos. Pelo peso do instrumento, proporção, pode ocasionar lesões no estudante, ou mesmo desestimulá-lo pelos complicadores.

Quais são os tipos de contrabaixo? 

A história do contrabaixo começa há muitos anos atrás, quando os compositores começaram a se sentir inseguros com as suas criações médio-agudas e sentiam necessidade de um instrumento que fosse capaz de reproduzir sons graves. 

O modelo acústico é um integrante oficial das orquestras sinfônicas, faz parte da família dos violinos, possuem uma caixa de ressonância em proporções bem maiores. 

O contrabaixo elétrico revolucionou o mundo dos graves, os primeiros eram contrabaixos de 4 cordas, assim como o acústico. Mas, hoje é possível encontrar uma grande escala comercial dos instrumentos de 5 e 6 cordas, precisa ser plugado a um amplificador. 

Para ter um contrabaixo fretless, basta tirar as hastes do elétrico. Possui uma escala lisa, possibilitando timbres incríveis. Com a evolução da arte, surgiu o contrabaixo vertical, tendo a ausência da caixa de ressonância. 

O baixolão é visto na maioria dos DVDss acústicos. Parece muito com um violão e tem um som mais aveludado em relação ao modelo elétrico. 

Qual a diferença do baixo e do contrabaixo? 

O nome dos instrumentos está ligado à classificação da voz na música clássica. O contrabaixo Strinberg produz um som mais clássico, acionado por meio da vibração produzida pelas cordas ao serem pressionadas contra o arco resinado. 

Já os baixos necessitam da amplificação externa para a propagação do som e podem ter captação ativa ou passiva. Sendo que o sistema ativo é capturado com a ajuda de uma ou duas baterias de 9 volts, na qual as notas se propagam com menos ruídos e os timbres podem passar por diferentes modulações.

Enquanto o sistema passivo utiliza grandes ímãs para a captação do som e mandá-lo para o amplificador. O timbre é um pouco menor e os slaps podem ser baixos, mas o problema pode ser facilmente resolvido com um pré-amplificador.

LER MAIS
Pagamento
  • Boleto - Yapay
  • Cartão Visa - Yapay
  • Cartão MasterCard - Yapay
  • Cartão Diners - Yapay
  • Cartão Amex - Yapay
  • Cartão Elo - Yapay
  • Cartão Hipercard - Yapay
  • Cartão Hiper - Yapay
Segurança

Audiotech Comercial Ltda 16.937.444/0001-98 | Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via Internet. Ofertas válidas até o término de nossos estoques para a Internet. Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados. As fotos dos produtos exibidos em nosso site são meramente ilustrativas CEP: 19015-240 – Presidente Prudente - SP - Telefone Fixo 18 3222 7899 - contato@audiotechmusic.com.br